Cachoeira registra 4º óbito por Covid no ano e apenas um caso no mês
O Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde emitiu nesta quarta-feira (29/05) novo informativo confirmando mais um óbito por Covid-19 registrado na cidade em 2024, o quarto do ano, no período compreendido entre 30 de abril até a data de ontem. Trata-se de paciente do sexo masculino, 72 anos, portador de comorbidades e vacinado para a doença com esquema inicial, sem a dose de reforço do ano vigente. Por outro lado, a Nota Informativa nº 864/2024 mantém o ritmo de redução no volume de casos, sendo anotada apenas uma ocorrência de síndrome respiratória aguda grave em um mês, sem nenhum apontamento de síndrome gripal. As quatro mortes por coronavírus deste ano aconteceram no período de dois meses, com primeira ocorrência em 29 de março, duas anotações em abril e uma em maio.
Por orientação do Ministério da Saúde, após decretado o fim da pandemia por Covid-19, em maio do ano passado, foi encerrado o protocolo de testagem em massa para a doença e deflagrada a mobilização pela vacina. Manter a cobertura vacinal em dia é a forma mais eficiente de evitar formas graves de infecções respiratórias pelo coronavírus, sobretudo aos grupos considerados mais suscetíveis a estes quadros como pessoas acima de 60 anos, pessoas com comorbidades ou portadores de deficiências permanentes, crianças, gestantes e puérperas.
ESTOQUE DE DOSES REABASTECIDO
Depois de precisar pausar a imunização contra a Covid-19 na cidade por falta de doses (o desabastecimento acometeu diversas regiões do país), a Secretaria Municipal da Saúde retoma na próxima terça-feira (04/06) a distribuição das doses na rede básica. Paralelamente, encontram-se em andamento a vacinação para influenza (gripe) e para os demais imunizantes do calendário de rotina em nove salas de vacinas em horário regular.