Projeto da UFSM/Cachoeira busca fomentar a conscientização sobre o Patrimônio Cultural e Religioso da cidade

Na manhã última quinta-feira, o projeto “Caminhos do Patrimônio Cultural e Religioso de Cachoeira do Sul – RS”, coordenado pela professora Maria Luiza Zanatta de Souza, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM-CS, reuniu representantes do Município para apresentar alguns resultados das pesquisas realizadas pelos seus participantes.

O projeto tem como objetivo principal trabalhar a temática da preservação do patrimônio arquitetônico cultural e religioso existente na cidade de Cachoeira do Sul, através do conhecimento e da educação por meio das mídias digitais. Esta proposta chamou a atenção de algumas entidades da cidade, como o Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC), a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura (AMICUS), o Conselho Municipal de Politica Cultural (CMPC), o Arquivo Histórico Municipal e a Secretaria de Turismo do Município. Assim, surgiu o convite para o grupo elaborar um projeto de extensão para realização de uma Mostra de Artefatos Religiosos na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

Desta forma, após a pesquisa realizada pelo projeto, o grupo se reuniu com representantes do Município para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido. Estiveram presentes neste encontro o Pároco Rudinei Lasch; o Bispo diocesano Dom Edson Batista de Melloe; a dra. Marisa Timm Sari, do Conselho Municipal de Politica Cultural; a turismóloga Livia Lima; a presidente da Amicus Dariely de Barros Gonçalvez; e a arquiteta Catieli. Também participaram o diretor do campus Anderson Dal Molin; e as discentes Anna Carolina Furin, Andressa Cardoso da Rosa e Amanda Guerra.

Na oportunidade, a professora Maria Luiza também apresentou aos presentes os resultados de uma outra atividade desenvolvida pelo projeto: a elaboração de um livro sobre o Centenário Religioso da Capela de Santa Luzia, pertencente ao Hotel Rosewood em S. Paulo.