Cachoeirense participaram da Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Brasília

De domingo a quarta-feira (14 a 17), aconteceu em Brasília recebeu a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Construindo um Brasil mais Inclusivo”, a atividade foi convocada em abril de 2023 e ocorre após as etapas municipais, estaduais onde foram eleitos os delegados que forma representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional. Na delegação do Rio Grande do Sul, foram três representantes de Cachoeira do Sul: Marcio Homrich
Pai atípico (pai de autista)

Coordenador do MOAB Cachoeira do Sul, Movimento Orgulho Autista Brasil

Conselheiro Fiscal da AMA Cachoeira do Sul, Associação Municipal dos Autistas

Delegado Suplente Delegação RS
5° Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Acompanhante de Cláudia Ellen Teixeira, mulher trans, deficiente visual e vice presidente da Associação dos deficientes visuais de Cachoeira do Sul.
Mariele Teixeira Lopes, assistente social, com atuação no CRAS Frota, 20 anos de formação, sendo 12 anos de concurso público.
Durante a Conferência, Marcio Homrich, que é Coordenador do MOAB Cachoeira do Sul, recebeu do Presidente Nacional da Entidade, na presença do mesmo, e anunciada através de uma transmissão ao vivo, o convite para se tornar o Diretor Regional do MOAB, coordenando e representando os estados do Sul do país, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Os eixos temáticos debatidos na conferência foram: “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”, “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada”, “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência”, “Cidadania e Acessibilidade” e “Os desafios para a comunicação universal”.