UFSM/Cachoeira realiza a entrega de 45 bancos na sede do Mococa na Cristo Rei

Na última semana,  Projeto de Extensão DESIGN DE EMERGÊNCIA, da Rede UFSM Solidária, realizou a entrega de 45 bancos na sede do Movimento Comunitário Cachoeirense (MOCOCA), no bairro Cristo Rei. O projeto desenvolve mobiliários de pequeno porte, projetados para serem montados rapidamente em abrigos temporários, proporcionando conforto básico e criando um ambiente digno e organizado para as vítimas das enchentes.

Confeccionados a partir da reutilização de papelão, além de contribuir para a sustentabilidade, reduz o impacto ambiental e os custos de produção. Cada peça é projetada para ser facilmente montada e desmontada, garantindo praticidade e mobilidade em situações de crise. Coordenado pela professora Laline Cenci, com a colaboração dos bolsistas Juliano Xavier e Aila Bredow, o projeto envolveu estudantes e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e confeccionou quase cem bancos em papelão reutilizado, todos projetados e fabricados digitalmente no Laboratório de Modelagem (MOdeLAb) da UFSM-CS.

A iniciativa contou com o apoio do grupo de escoteiros Leões do Caverá, que participou ativamente da montagem e entrega dos bancos, os quais servirão de suporte para as atividades comunitárias do bairro. A professora Laline Cenci destacou a relevância do projeto: “Este projeto não só oferece suporte imediato às famílias que perderam tudo, como também demonstra a importância do design socialmente responsável e a capacidade da educação superior de gerar soluções práticas para problemas reais.”