UFSM divulga data do Vestibular de Verão 2025

A publicação do edital com as informações e orientações sobre o Vestibular de Verão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (6).

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro, nas cidades que abrigam os quatro campi da instituição – Santa Maria, Cachoeira do Sul, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões.

A expectativa é que seja ofertado o mesmo número de vagas do vestibular do início deste ano: 1.831 vagas, sendo 1.462 para o campus sede, em Santa Maria. Isso porque se mantém o percentual de 30% das vagas para o vestibular e 70% para o ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O pró-reitor de Graduação, Jerônimo Tybusch, explica que as inscrições estarão abertas a partir da publicação do edital, com término do prazo no final de novembro.

– Nesta edição, os candidatos terão um tempo maior para fazer a inscrição e garantir a participação no processo seletivo – comentou Tybusch.

O valor da taxa de inscrição será o mesmo da edição anterior: R$ 80. Para ter acesso ao sistema de inscrição, o candidato deverá possuir cadastro no sistema de login único do governo federal (gov.br).

O processo oferece vagas em diferentes cotas. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve ficar atento à escolha da cota, considerando as exigências de cada uma.

PSS
Nesta edição, serão aplicadas duas provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). O PSS1 – que é a primeira etapa – é voltado para os estudantes do 1º ano do Ensino Médio. Já o PSS2 reúne os alunos do 2º ano do Ensino Médio que realizaram a primeira prova no início deste ano.

Em 2024 e 2025, o ingresso continuará a ser realizado via Sisu e Vestibular, com 70% e 30% das vagas para cada modalidade, respectivamente.

A partir de 2026, quando será realizado o Processo Seletivo Seriado para alunos do 3º ano do Ensino Médio, o PSS passa a ser mais uma modalidade de ingresso na UFSM e corresponderá a 40% das vagas disponíveis. Sisu e Vestibular irão preencher 30% dos restante das vagas cada um.

 

 

 

Fonte Diário Santa Maria