Seminário no Universo Pecuária em Lavras do Sul vai orientar criadores sobre cruzamentos e melhoramento genético
A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) vai promover um fórum que tratará de genética e reprodução de bovinos. A atividade ocorrerá no dia 31 de outubro e faz parte da programação do Universo Pecuária, que acontecerá de 31 de outubro a 3 de novembro, em Lavras do Sul (RS).
A primeira palestra será conduzida pelo zootecnista formado pela Universidade de São Paulo (USP) Alexandre Zadra, e que tem grande experiência trabalhando com cruzamento de raças em todo o país. Zadra também trabalhou no Rio Grande do Sul como gerente de cruzamento de empresas de processamento de sêmen. Ele irá detalhar aos criadores aspectos referentes aos cruzamentos das raças aqui no estado e compartilhar experiências referentes aos cruzamentos com os quais ele trabalha na região Centro-Norte do Brasil.
Conforme a superintendente de Registro da ANC, Silvia Freitas, outro ponto que será destacado por Zadra diz respeito à Heterose, fenômeno que ocorre quando o cruzamento entre indivíduos geneticamente diferentes resulta em terneiros com melhor desempenho do que os pais. “Ele irá compartilhar experiências de outra região conosco e falar muito sobre a importância do entendimento do melhoramento genético”, ressalta.
Na sequência, o zootecnista e sócio-proprietário da empresa Biodata, Leandro Lunardini, falará sobre a prática de Ultrassonografia de Carcaças e a importância de usar esses dados na seleção feita pelos criadores, visto que a técnica permite avaliar a qualidade da carne de um animal vivo, o que resulta em uma seleção de bovinos de melhor qualidade. “Ele vai explicar para que serve cada dado da ultrassonografia e montar o quebra-cabeça da genética para que tudo fique bem ajustado e adequado” explica Silvia.
Outro ponto que será abordado por Lunardini diz respeito a Genômica, ramo da genética que estuda o genoma de um organismo, o que permite uma aceleração no processo de conhecimento do desempenho genético de um animal. “Antes esperávamos um animal nascer, ser desmamado, passar pela idade de sobreano, ter filhos avaliados, até conseguir ter um desempenho genético completo desse animal. Hoje, com a Genômica, conseguimos ter esse resultado muito antes, basta uma coleta de pelo e a leitura do mapa genético desse indivíduo”, explica.
Por fim, criadores convidados pela ANC vão compartilhar cases de sucesso. Henrique Ribas falará das experiências positivas com a raça Devon, Zélio Dias no Angus e no Ultrablack, Gabriel Barros no Brangus e Paulo Azambuja no Hereford e Braford. Silvia ressalta que são os criadores que dominam bem o processo de produção. “E com base no melhoramento genético, admitido por eles mesmos, tiveram uma evolução muito grande dentro das propriedades, e eles virão justamente comparar o processo antes e depois de usar os dados de melhoramento genético, e o consequente aumento de produtividade”, reforça.