Reitoria da Ulbra visita HCB para conhecer as estruturas e projeto de expansão

O reitor e o pró-reitor acadêmico da Ulbra RS, Adriano Chiarani da Silva e Mauro Luiz Cervi, visitaram na segunda-feira (21) as instalações do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) de Cachoeira do Sul, acompanhados da diretora do campus local, professora Adriana Porto. No hospital, foram recebidos pelo provedor Antônio Rubens da Silveira, pelos membros da provedoria Paulo De Ré e Lauro Lima, e pelo superintendente Luciano Morschel.

A visita de cortesia é a primeira do novo reitor, recentemente empossado em Canoas, e visa estreitar os laços para a implantação de um curso de Medicina para a região de Cachoeira do Sul, caso o projeto da Ulbra Cachoeira seja selecionado no edital em âmbito do Programa Mais Médicos. Depois de uma rápida conversa, a comitiva participou de um tour por todos os setores do complexo hospitalar do HCB, inclusive nas novas alas recém-construídas e nas obras do novo anexo, que deverá totalizar mais de 22 mil metros quadrados entre serviços hospitalares, atendimentos médicos, leitos de internação, salas de recuperação e Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) totalmente reformada, e uma UTI Neonatal, entre outros espaços.

Somente neste ano, o HCB já entregou oito salas cirúrgicas e o Espaço Girassóis, para descanso e entretenimento da equipe. O reitor Adriano Chiarani elogiou a estrutura do complexo do HCB, principalmente as obras de expansão da instituição. Ao longo de um tour que levou cerca de uma hora, a comitiva conheceu o projeto Hospital do Futuro II e acompanhou como a realização das obras segue um planejamento, que não impede o funcionamento pleno do hospital. “A Ulbra vive um momento positivo e o curso de Medicina para Cachoeira do Sul representa um projeto importante de expansão”, declarou o reitor.

A Universidade Luterana do Brasil escolheu dois locais no país para apresentar projeto para implantação de um curso de Medicina, no MS e no RS. Aqui no estado, será para a Ulbra Campus Cachoeira do Sul. A proposta foi inscrita no edital de chamamento público federal do Programa Mais Médicos.

O prazo final para apresentação e cadastramento das propostas encerrou dia quatro de outubro e o primeiro resultado prévio, conforme o cronograma do edital, deverá sair até dia 31 de janeiro de 2025. A Região de Saúde de Cachoeira do Sul concorre com outras 10 cidades, sendo que serão escolhidas quatro no Rio Grande do Sul.