Alunos da Escola Nossa Senhora Medianeira viram Super Autores e lançaram livros na Feira do Livro

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora Medianeira, localizada no Jardim Todesmade, zona rural de Cachoeira do Sul, realizou um projeto inspirador que transformou seus alunos em super autores. O projeto, de iniciativa da professora Marister de Siqueira França, envolveu 69 alunos que criaram, escreveram e ilustraram seus próprios livros, com o apoio da supervisora do projeto, Elke Quilião de Oliveira.
O projeto chamado “Super Autores” é uma iniciativa 100% gratuita e realizada em parceria com a Globo, O Globo, RecordTV e Band. É um programa de letramento onde os alunos, com o auxílio dos professores, escrevem e ilustram seus próprios livros, recebendo suporte de um consultor especializado durante todo o processo.
A escola, que conta com 75 alunos matriculados (65 no local e 10 na extensão da localidade da Barragem do Capané Dinah Neri), embarcou nessa aventura literária graças à visão da professora Marister, que descobriu o projeto pelas redes sociais e prontamente o apresentou à escola. A ideia foi acolhida com entusiasmo por todos, inclusive pela diretora Cristiane, que não mediu esforços para buscar patrocínios e viabilizar a impressão dos livros.
Com a ajuda da CMPC – Celulose Riograndense, cada aluno participante receberá seu livro impresso e em formato digital (e-book), além de exemplares para o acervo da escola. Essa parceria tornou possível a realização de um sonho para muitos estudantes, que agora terão a oportunidade de compartilhar suas criações com a comunidade.
Os 69 alunos participantes do projeto estiveram  presentes na 39ª Feira do Livro de Cachoeira do Sul na sexta-feira (25) para mostrar seus exemplares e dividir com o público a experiência transformadora de se tornarem autores.

Já o lançamento oficial dos livros acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, durante a Feira do Livro da escola, onde os alunos farão apresentações para familiares e comunidade local, incluindo uma sessão de autógrafos.
“Foi emocionante ver o orgulho dos alunos segurando seus livros, especialmente em um ano tão desafiador. Por sermos uma escola de campo e termos enfrentado as dificuldades da super enchente, esse projeto foi uma vitória, fruto de muito esforço e dedicação. O resultado veio em forma de livros”, afirmou a diretora Cristiane Cunha Revelant.