Reunião entre Cacisc, Ulbra Cachoeira e Prefeito Eleito resulta em movimento pela inovação
O encontro regional de lideranças realizado na quinta-feira, no Espaço Ulbratech, resultou no início de um trabalho integrado de Cachoeira do Sul para estabelecer um ecossistema regional de inovação. O grupo de lideranças representativas do poder público, das universidades, das empresas, do Sebrae RS Centro e do Inova RS, participou presencialmente da reunião transmitida de forma online, com o diretor do Ocentec, Parque Tecnológico da FURG, de Rio Grande, Artur Gibbon, que também é lider em ecossistemas de inovação com ampla atuação em comitês e conselhos no Rio Grande do Sul.
A reunião foi mediada pelo diretor da Redel Ulbra de Inovação – Ulbratech, Alexandre Ströher, professor universitário e diretor de Desenvolvimento da Fundação Ulbra – Fulbra, mentor de negócios e de desenvolvimento de ambiente de inovação.
Na primeira parte do encontro, Artur Gibbon destacou os objetivos da inovação, como gerar resultado e criar valor, baseado em uma ação integrada e colaborativa. Além disso, ressaltou a importância de se estabelecer uma visão de futuro buscando melhorar o cenário atual com foco na inovação. “O conceito de hélice é muito adequado e consolidado nos ecossistemas de inovação, especialmente em Rio Grande, onde moro, pois envolve e compromete os atores do setor empresarial, das universidades e do poder público, em benefício da sociedade”, afirmou Gibbon.
A tônica e o consenso da reunião foi de que tudo gira em torno da integração de todos. A diretora da Ulbra Cachoeira, Adriana Porto, foi a primeira a se pronunciar e destacou o momento favorável para que Cachoeira do Sul possa iniciar efetivamente um processo para estabelecer a cultura da inovação. O presidente da CACISC, Rafael Vargas de Quadros, destacou o grande potencial de Cachoeira do Sul e da região, comprovado inclusive com inúmeras ações isoladas de sucesso. “Precisamos todos criar um mecanismo para convergir nossas ações de forma integrada e coordenada, que pode potencializar os nossos resultados”, definiu Rafael de Quadros.
Algumas lideranças de fora de Cachoeira, como o Gestor de Inovação do Inova RS Centro, Claudir Padia, se disse surpreso positivamente com o alto potencial da cidade, o que pode facilitar e agilizar os resultados de um trabalho como este. “O Inova RS já apoia ações na cidade e é uma ferramenta disponível para auxiliar o processo de formação de um ecossistema de inovação em Cachoeira e também para integrar com os polos de Santiago, Santa Maria e Cruz Alta”, adiantou Padia. Estiveram presentes no encontro o diretor do campus da UFSM, Anderson Dal Molin, e o professor Alberto Knies, representando a direção da UERGS. Ambos colocaram as instituições à disposição para apoiar o movimento, pois esta é uma pauta que já conta com ações, por exemplo, o projeto de um Centro Tecnológico da UFSM no campus local.
REFORMA ADMINISTRATIVA
O prefeito eleito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, fez questão de participar presencialmente no encontro de lideranças e disse que seu governo, que inicia em janeiro de 2025, procederá uma importante reforma administrativa. No foco está a reestruturação da então Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (SMIC), transformando a Pasta em uma supersecretaria que vai englobar as áreas de desenvolvimento e turismo.
Balardin também declarou que pretende criar um setor de assessoramente técnico de inovação, trazendo exemplos de experiências vividas na prefeitura de Porto Alegre, durante a criação do movimento “Pacto Alegre”, com as universidades da Capital. “Nós entendemos bem o que significa este movimento integrado, que está sendo proposto agora, e sabemos também dos resultados positivos que isso pode trazer para a nossa sociedade”, comenta Balardin. Segundo ele, a prefeitura estará presente e atuante com o comitê gestor nesta agenda, principalmente porque isso significa estar junto com a sociedade.
ECOSSISTEMA REGIONAL DE INOVAÇÃO DE CACHOEIRA DO SUL
As lideranças presentes no encontro decidiram seguir a sugestão do diretor Artur Gibbon,ou seja, que o primeiro passo será elaborar uma agenda de Inovação Regional de Cachoeira do Sul, com um cronograma de encontros para elaboração de uma visão de futuro e da metodologia integrada. A liderança do setor empresarial e dos órgãos da sociedade civil será feita pela CACISC, em conjunto com o prefeito eleito Leandro Balardin, que vai promover o engajamento do setor público do município. Tanto o Sebrae RS Centro como o Inova RS Centro darão um suporte importante neste processo.