Cachoeira do Sul foi contemplada com 50 moradias do Projeto Casa Solidária, que serão construídas no Loteamento Harmonia, ao lado do Botafogo, no Bairro Vila Nova. A conquista das casas foi intermediada pela cachoeirense Cintia Marques, que, ao tomar conhecimento do projeto, entrou em contato com a empresa Mademape.
A Mademape é responsável pela construção das casas, financiadas pelo Instituto de Desenvolvimento Pecuário (IDPEC) em parceria com o cantor Sorocaba, da dupla Fernando e Sorocaba. A ideia foi apresentada à prefeita Angela Schuh, que prontamente aceitou o projeto e iniciou as tratativas e a documentação necessárias para sua execução.
As casas são pré-fabricadas, feitas de madeira de eucalipto 100% reflorestado, e incluem módulos para instalação de um dormitório, um banheiro, além de sala e cozinha conjugadas. A Prefeitura de Cachoeira do Sul será responsável pela infraestrutura do local (sistema elétrico e abastecimento de água), em parceria com a RGE e a Corsan/Aegea.
Segundo Cintia, essas casas são consideradas definitivas e não apenas provisórias, atendendo famílias que perderam suas residências na enchente. Ela também informou que o empresário Luciano Zatti, proprietário da Mademape, cuja sede está localizada em Campina Grande do Sul (PR), já visitou Cachoeira do Sul para avaliar a área destinada à instalação das casas e aprovou o local.
Neste fim de semana, a Prefeitura iniciará a limpeza da área, e a expectativa é que, na próxima terça-feira, os primeiros movimentos para o início da obra comecem.
As famílias beneficiadas serão definidas pela Secretaria de Inclusão Social (SMIS), que adotará critérios como a priorização de mulheres chefes de família e de famílias com crianças com deficiência. As primeiras 10 famílias já foram selecionadas.
E as casas destinadas a Cachoeira do Sul pelo projeto Seleção do Bem?
De acordo com Cintia Marques, que também intermedeia o projeto liderado pelo ex-jogador Dunga, a iniciativa continua em andamento. Recentemente, Dunga gravou um vídeo afirmando que aguarda apenas a adequação do terreno para instalar as 10 casas prometidas ao município.
“Algumas cidades conseguiram se organizar primeiro e já estamos entregando as casas. Outras estão enfrentando mais dificuldades. Mas isso não significa que elas não irão mais receber as casas”, disse ele no vídeo.