Defesa Civil considera bem-sucedido teste que enviou alertas por celular para Cachoeira e outras 35 cidades do RS
Às 15h deste sábado (30), os celulares começaram a apitar por todos os lados em Cachoeira do Sul e outras 35 cidades do Estado.
Usuários puxaram os aparelhos do bolso e avistaram uma mesma mensagem: “Alerta extremo”.
Tratava-se da simulação anunciada e realizada pela Defesa Civil nacional em parceria com outros órgãos para testar o novo sistema de aviso destinado a salvar vidas em casos como desastres climáticos. Segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil estadual, o exercício correu dentro do esperado, e a partir de agora será feita uma avaliação com base em questionários que podem ser respondidos pela população para detectar eventuais problemas e providenciar melhorias. Houve casos de quem não recebeu a advertência.
O comunicado dizia, parte em letras minúsculas, parte em maiúsculas: “Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no RIO GRANDE DO SUL. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”.
Coordenadora de Comunicação da Defesa Civil estadual, a tenente Sabrina Ribas esclarece que aparelhos anteriores a 2020 ou que não estiverem habilitados a funcionar com a tecnologia 4G ou 5G podem não receber os comunicados. Outros problemas imprevistos que eventualmente tenham surgido podem ser comunicados por meio de um questionário online de avaliação, conforme Sabrina. O questionário pode ser acessado por este link.
— Da nossa parte, do Centro de Operações, de onde a gente acompanhou o envio para os 36 municípios, correu tudo bem, dentro do que era esperado. Agora, os demais órgãos envolvidos, como a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), também vão fazer uma avaliação, ver se a mensagem chegou, se disparou o sinal sonoro, o vibratório, se apareceu a mensagem de texto, se faltou alguma coisa, se alguma operadora teve mais problema. Caso necessário, serão feitas as correções — informou a tenente Sabrina Ribas.
A partir de 4 de dezembro, o serviço estará disponível em todos os municípios gaúchos.
Com Informações Gaúcha/ZH