Novo Centro de Referência em Autismo passa a funcionar na Ulbra/Cachoeira

O Centro Regional de Referência (CRR) em Transtorno do Espectro Autista, habilitado pela Portaria 638/2024 da Secretaria Estadual da Saúde em 21 de outubro, já se encontra em atividade em Cachoeira do Sul. Na primeira semana de funcionamento, a equipe da unidade foi acolhida no Centro Macrorregional de Referência (CMR) em Transtorno do Espectro Autista (TEAcolhe Macro Vales), sediado no Município e que opera o matriciamento e a capacitação das redes de atendimento a este público específico de 62 cidades gaúchas.

Desde então, sob a orientação da coordenadora Daniela Von Rohr e demais profissionais que atuam na Macrorregional, o novo time participou de uma imersão com vistas à estruturação técnica do serviço, formação das profissionais, definição dos fluxos de trabalho e reunião com os pontos focais da estrutura operacional, que envolverá as demandas encaminhadas pelas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. “Estamos muito satisfeitos em poder apoiar o CRR/AMA Cachoeira do Sul neste momento inicial. Nossa colaboração tem como objetivo garantir que as profissionais tenham todo o suporte necessário para oferecer um atendimento de qualidade à população”, resumiu Daniela.

O CRR atuará na 27ª Região de Saúde, oferecendo capacitação e matriciamento para os 12 municípios da 8ª CRS, bem como o atendimento técnico especializado para casos de autismo classificados como severos, graves e refratários. A equipe é composta por uma pediatra, uma assistente social, uma psicóloga, uma arteterapeuta e uma educadora física. Os demais casos, enquanto o município não conquista seu Centro de Atendimento em Saúde (CAS) – anunciado pela SES no mês de outubro – continuarão sendo assistidos em Caçapava do Sul.

O novo centro regional se ocupa dos casos a serem encaminhados pelos pontos focais do sistema de matriciamento, a partir das redes de saúde, educação e assistência social. “Não se trata de unidade de atendimento no formato de livre demanda. O fluxo é definido a partir dos encaminhamentos previamente definidos nestas áreas”, explica a assistente social Aléxia Paulo, coordenadora da unidade.

A partir desta semana, a equipe técnica passa a realizar atividades no espaço cedido pela Ulbra em seu campus no Bairro Universitário, no 1º andar do prédio, passando a operar junto à Associação Municipal dos Autistas de Cachoeira do Sul (AMA).

A instituição administradora do CRR é a Associação Municipal dos Autistas de Cachoeira do Sul (AMA), que teve sua proposta técnica aprovada em setembro de 2023 com o apoio da Macrorregional Vales, credenciando-se ao repasse mensal de R$ 30 mil do Governo do Estado para aplicação no custeio mensal da prestação de serviços.

A Prefeitura Municipal também é parte deste processo, trabalhando junto com a AMA na conquista da unidade e, a partir de agora, atuando como fiscalizadora da execução do projeto. Para a presidente da AMA, Thalita Dias, a conquista do serviço é resultado de muito empenho da entidade, anteriormente presidida pela voluntária Bruna Azevedo, ao mesmo tempo em que representa o compromisso com a comunidade autista da cidade. “Fomos acolhidos pela diretora da Ulbra, Adriana Porto, que cedeu o espaço para o centro e também colocou as demais dependências da universidade à disposição para as reuniões com as coordenações dos municípios da região, capacitação de profissionais e fóruns que deverão envolver as equipes técnicas e demais atores do segmento”, comemora Thalita.

ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO CRR

27ª Região de Saúde – Jacuí/Centro (8ª Coordenadoria de Saúde)

Municípios: Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Cachoeira do Sul, Cerro Branco, Encruzilhada do Sul, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Novo Cabrais, Passa Sete, Segredo, Sobradinho.

 

 

PROGRAMA TEACOLHE

O TEAcolhe é um programa estadual que integra a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo e, desde a conquista do Centro Macrorregional Vales, há três anos, Cachoeira do Sul passou a ser referência no tema para a macrorregião onde operam, a partir de agora, quatro Centros Regionais de Referência (CRRs) localizados no Vale do Rio Pardo, no Vale da Luz, no Vale das Montanhas e no Vale Jacuí/Centro e outros 5 Centros de Atendimento em Saúde (CASs), atuando em Caçapava do Sul, Bom Retiro do Sul, Candelária, Sobradinho e Rio Pardo. No mês de outubro, a secretária estadual da Saúde Arita Bergmann anunciou também a criação do CAS em Cachoeira do Sul, unidade que absorverá a demanda local atualmente assistida em Caçapava do Sul.

SERVIÇO

Centro Regional de Referência em Transtorno do Espectro Autista – CRR/AMA

– Casos severos, graves e refratários no espectro autista, previamente encaminhados pelas pastas da Saúde, Educação e Assistência Social

Horário: 8 horas às 12 horas e das 13h30 às 17h30

Endereço: Campus da Ulbra (Rua Martin Lutero, 301 – Bairro Universitário), 1º andar

Telefone/whatsapp: (51) 999270548

E-mail: crr27.teacolhe.cs@gmail.com

 

 

 

fonte O Correio