Tempo: próximos dias serão de instabilidade no RS
A previsão para os próximos dias indica instabilidade no final de semana e novos episódios de temperaturas frias atípicas para dezembro. É o que aponta o Boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
No, sábado (7/12), a baixa pressão do sistema de instabilidade iniciado na sexta-feira deverá ir em direção ao Paraguai, deslocando também a atuação do cavado para o norte do estado e, consequentemente, a localização das instabilidades associadas a este sistema. Os maiores acumulados de chuvas deverão ficar concentrados na metade norte do estado.
No domingo (8/12), ainda existirá possibilidade de chuvas isoladas em alguns pontos do norte do estado. Já nas áreas ao sul, existirá a influência de uma intensa massa de ar frio que ingressará sobre o estado na manhã do domingo e deverá ocasionar temperaturas mínimas frias no início do dia, especialmente nas áreas mais ao sul.
A tendência para o início da semana no Rio Grande do Sul será de instabilidade seguida de tempo firme. Na segunda-feira (9/12) o cavado dos dias anteriores poderá continuar gerando acumulados entre o centro e o norte do estado. As temperaturas deverão seguir apresentando um frio atípico para esta época do ano, principalmente no sul do estado, gerando até a possibilidade de geada tardia em pontos da Serra do Sudeste e partes da Campanha. Entre segunda-feira e terça-feira (10/12), poderá ocorrer nuvens de chuvas apenas em áreas do litoral norte. No restante do estado, para a terça-feira, espera-se condições de tempo seco com presença de nuvens e temperaturas amenas, padrão que deverá se repetir na quarta-feira (11/12).
Os prognósticos para os próximos sete dias apontam para chuvas mais intensas no norte do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem chegar a até 200 mm em algumas localidades do Alto Uruguai. Nas regiões das Missões, Serra e Campos de Cima da Serra, os volumes deverão variar entre 30 mm e 150 mm. Já nas áreas centrais, incluindo os Vales, a Região Metropolitana, a Campanha, a Fronteira Oeste e o litoral, as precipitações deverão oscilar entre 1 mm e 50 mm. No extremo sul do estado, espera-se volumes moderados com acumulados entre 50 mm e 100 mm.