Final de Semana com chuvas isoladas no RS
Neste final de semana as chuvas retornam ao Estado. É o que indica o Boletim da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).
No sábado (14/12) a frente fria do último dia estará associada a um ciclone extratropical e se deslocará sobre o RS, causando precipitação com intensidade variando de moderada a forte nas regiões Sul, Região dos Vales e Região Metropolitana. Dessa maneira, o tempo continuará instável, sendo observado um leve declínio nas temperaturas a partir do final da tarde. Também vale ressaltar que a intensidade dos ventos do quadrante oeste sobre as regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste deverá aumentar em função do deslocamento do ciclone sobre o oceano.
No domingo (15/12) apesar da instabilidade diminuir após a passagem da frente fria, haverá a possibilidade para ocorrência de chuvas isoladas sobre as regiões Sul, Campanha e Metropolitana. No decorrer do dia, as temperaturas deverão ter um declínio maior em relação ao dia anterior e a intensidade dos ventos do quadrante sudoeste aumentam ainda por conta do deslocamento do ciclone no oceano.
A tendência para os próximos dias no RS será marcada pelo retorno gradativo do tempo firme. Na segunda-feira (16/12) a possibilidade para a ocorrência de chuva com intensidade variando de fraca a moderada existirá em pontos isolados nas regiões Sul, Campanha, Planalto, Região dos Vales e Região Metropolitana em função da atuação do ciclone sobre o oceano, que seguirá canalizando umidade em direção ao RS. O tempo deverá retornar à estabilidade ao longo do dia, mantendo as temperaturas mais baixas, atípicas para o mês de dezembro.
Na terça-feira (17/12) e na quarta-feira (18/12), à medida que o anticiclone migratório avançar sobre o RS, o tempo estável voltará de fato para a maioria das regiões com o predomínio de sol com poucas nuvens e temperaturas mais amenas.
Os prognósticos para os próximos dias indicam a ocorrência de chuvas mais intensas no norte, litoral e sul do Rio Grande do Sul, com acumulados que podem ultrapassar 100 mm em algumas áreas dessas regiões. Nas regiões dos Vales e Metropolitana, os volumes previstos variam entre 30 mm e 100 mm, enquanto na Campanha devem oscilar entre 10 mm e 100 mm. Na Fronteira Oeste, as chuvas serão menos expressivas, com acumulados estimados entre 5 mm e 50 mm.