Inscrições abertas para curso gratuito de conclusão do Ensino Médio voltado a jovens e adultos do Sesc Cachoeira
Estão abertas as inscrições para a nova turma da Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) do Sesc Cachoeira do Sul. Com inscrições até 13 de janeiro, a formação é voltada a maiores de 18 anos que não tenham concluído o ensino básico no tempo regular e que tenham interesse em retomar os estudos. Totalmente gratuita e no formato semipresencial, as aulas ocorrem de maneira mista, com encontros online e semanais na Unidade.
Os encontros presenciais acontecem no Polo Cachoeira do Sul, (Rua Sete de Setembro, 1324), com início das aulas em março de 2025. O projeto tem duração de três semestres e acontece em sua maior parte no formato virtual, com um encontro presencial por semana, no turno da noite. São oferecidas 35 vagas e as inscrições podem ser feitas na Unidade ou no site www.sesc.com.br/ead, onde também é possível consultar o edital completo.
Além dos conteúdos obrigatórios, o projeto oferece uma formação complementar em Produção Cultural, que visa auxiliar o estudante a ingressar no mercado de trabalho. Durante os encontros presenciais, acontecem experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação entre os participantes. Dessa forma, são promovidas dinâmicas em grupos, rodas de conversa, oficinas com produtores culturais, atividades de esportes e lazer, gincanas, apresentações de trabalhos de pesquisas individuais e em grupos, café literário, oficinas de arte e passeios pedagógicos.
EAD EJA – A Educação à Distância para Jovens e Adultos (EAD EJA) é oferecida pelo Sesc, em parceria com o Senac, responsável pela plataforma, para proporcionar a jovens e adultos a oportunidade de concluírem o Ensino Médio gratuitamente, com uma qualificação profissional complementar em Produção Cultural. O curso, com duração de 1 ano e meio, é oferecido em 13 estados, nas regiões Norte, Nordeste e Sul. A construção dos conteúdos é baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. 20% da carga horária é online e 80% é presencial. No RS, são 35 polos ao todo. Novas vagas abrem semestralmente e são destinadas para pessoas com renda familiar bruta mensal de até dois salários-mínimos, com prioridade às que sejam trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo ou dependentes, ou que sejam egressas da rede pública de ensino.