Cachoeira volta a sediar Abertura da Colheita da Oliva em 2025

A próxima edição da Abertura Oficial da Colheita da Oliva já tem data e local definidos. Será no dia 7 de março em Cachoeira do Sul (RS), na sede da Azeite Puro, que serão os anfitriões do evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em parceria com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e que chega a sua 13ª edição.

De acordo com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o evento retorna à sede de sua primeira edição, realizada em 2012. “Foi no município o primeiro evento oficial e depois percorremos todo o Estado. Percorremos a região da Fronteira, a região do Pampa, a região da Costa Doce, voltou ao centro do Estado, andou pela grande Porto Alegre, estivemos na Serra e agora retorna para o município que foi a primeira sede da abertura da colheita da Oliva”, destaca.

O dirigente reforça a animação pelos investimentos que aconteceram no município, pela produtividade e também por ter sido lá, através da Olivas do Sul, a primeira marca comercial do azeite de oliva no Brasil. “É importante prestigiar o município e teremos agora no dia 7 de março uma grande abertura, contando com os produtores, contando com as autoridades, com a imprensa, para poder falar desse novo modal econômico que está sendo criado no Rio Grande do Sul. A olivicultura ainda não representa grandes arrecadações, mas em outros países ela movimenta a economia e nós acreditamos que no futuro também a oliva possa ser uma grande alavanca econômica do nosso Estado e do nosso país”, observa.

O local escolhido foi na propriedade da família Farina, da Azeite Puro, que estará inaugurando uma fase nova da indústria com equipamentos que chegaram da Itália e “mostrando toda a tecnologia, toda a capacidade produtiva que hoje o Rio Grande do Sul tem, que é um exemplo de indústria”, conclui Fernandes.