Equipes da Rede Estadual de Educação recebem orientações sobre entrega dos uniformes escolares
Em uma sequência de duas lives realizadas na quinta-feira (20/3), a Secretaria da Educação (Seduc) apresentou uma série de orientações para as equipes diretivas das escolas sobre o recebimento e a entrega dos uniformes escolares para os mais de 700 mil estudantes da Rede Estadual. O processo, que abrange todos os 497 municípios do Rio Grande do Sul, envolve a distribuição de kits completos para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, com investimento de R$208 milhões do governo.
Kits de uniformes
Cada kit contém peças de roupas para todas as estações do ano. A distribuição foi organizada em nove lotes, enviados para as 30 Coordenadorias Regionais da Educação (CRE). Para facilitar a comunicação, cada CRE possui um fiscal responsável pelo suporte às escolas. Além disso, a Seduc disponibilizou tutoriais e um manual completo no portal Escola RS (no botão “Acessar Tutorial”).
Como forma de garantir transparência, o governo estruturou um sistema digital no Escola RS, no qual os gestores devem registrar cada etapa da entrega. O processo é dividido em cinco fases:
- Cadastro e registro no sistema – Os gestores acessam o portal Escola RS para registrar o recebimento.
- Ateste provisório – As escolas conferem a quantidade de uniformes e verificam se há divergências.
- Ateste definitivo – Após análise detalhada, a escola confirma a entrega final das peças.
- Simulação de entrega – Planejamento da distribuição para os alunos.
- Entrega aos estudantes – Os uniformes são entregues mediante assinatura de um responsável.