Mudança no tempo: chuva forte e risco de tempestades no Estado a partir de quinta-feira
A formação do primeiro ciclone extratropical deste outono deve trazer uma virada de tempo para o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Um sistema de baixa pressão atmosférica irá provocar chuva e temporais com fortes rajadas de vento a partir de quinta-feira. Há ainda risco de queda de granizo em pontos isolados e alagamentos em áreas urbanas.
No RS, a chuva chega já na madrugada desta quinta-feira, vinda do Oeste, com formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, que trazem risco de células de tempestades. Ao longo do dia, a chuva avançará pelo território gaúcho, com potencial para fortes rajadas de vento.
Os modelos analisados pela MetSul Meteorologia projetam elevado risco de queda de granizo em vários pontos do território gaúcho, à medida em que os temporais avançam de Oeste para o Centro e Nordeste. A chuva será irregular na passagem da instabilidade, contudo, alerta-se para o risco de chuva forte a torrencial em pontos isolados. Como resultado há risco de alagamentos em áreas urbanas.
Modelos indicam acumulados entre 50 e 100 mm, principalmente da Metade Oeste do RS. Além da alta incidência de raios, rajadas de vento moderadas a fortes e queda de granizo.
Na sexta-feira, a previsão é de uma segunda onda de temporais, mais isolados. Atenção especial às regiões Oeste e Noroeste, sobretudo, na fronteira com a Argentina e entre a Campanha e a Zona Sul. Nessas regiões os temporais poderão avançar com raios, chuva moderada a forte e novas ocorrências de granizo, mais localizados. Rajadas de vento forte deverão ocorrer, especialmente entre a Campanha e a Zona Sul.
Fonte Metsul