CAS TEAcolhe foi oficialmente inaugurado em Cachoeira

Os serviços do CAS TEAcolhe foram inaugurados oficialmente na noite da quarta-feira, dia 2 de abril, em Cachoeira do Sul. A data foi especialmente escolhida por se tratar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

O CAS TEAcolhe é um serviço especializado, com acesso regulado via Sistema GERCON, para o atendimento e a avaliação de casos de autismo, em todo o ciclo de vida. Possui como objetivo a ampliação da oferta de atendimentos especializados às pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e suas famílias. Conta com equipe multidisciplinar com capacidade de atendimento de, no mínimo, 150 usuários/mês.

O plano de ação, aprovado pelo Estado para Cachoeira do Sulconta com os seguintes profissionais: 1 Educador físico, 4 Psicopedagogas, 2 Psicólogas, 2 Fonoaudiólogas, 2 Assistentes Sociais, 1 Psicomotricista, 2 Terapeutas Ocupacionais, 1 Psiquiatra, 1 Educador Especial/ Comunicação Alternativa, 1 Nutricionista, 1 profissional de Musicalização, somando 206 horas semanais de atendimentos terapêuticos, assim que o serviço estiver em pleno funcionamento.

Em sua fala, o prefeito Leandro Balardin comemorou a inauguração do CAS TEAcolhe e disse que o seu governo sempre vai priorizar a saúde e que o atendimento aos autistas, especialmente às crianças, é uma bandeira que sempre vai ser defendida por ele. Ele agradeceu a secretária Arita Bergmann, que estava assistindo a transmissão do evento, pelo empenho na abertura do serviço na cidade, assim como a Secretaria Municipal da Saúde, a APAE, as associações ligadas à causa autista e a todos que estão fazendo o CAS funcionar de fato em Cachoeira do Sul.